12 abril 2010

"Por que eu sou sincerooo"

Domingo a noite, nada de novo, na tv sempre a mesma "sonseria" sendo bombardeada por notícias envolvendo os ingredientes de sempre como a violência, a corrupção e as catastrofes naturais. Diferente mesmo foi ver que o programa que enfatizava a destruição causada pelas chuvas que a cada ano ficam mais  destrutivas, era o mesmo programa que apresentou um quadro satirizando os ativistas ambientais.

Ontem, assistindo ao quadro "Super Sincero" protagonizado pelo ator Luis Fernando Guimarães no Fantástico da Rede Globo, tive a nítida certeza que as pessoas estão mal informadas e o pior estão sendo mal informadas sobre o ativismo ambiental por grandes meios populares de comunicação.

Eu queria saber aonde que se encontram pessoas vestidas de uma forma que me lembra os hippies dos anos 70 (talvez um pouco mais modernos), mas com florzinhas pintadas na cara gritando "salvem o verde" ? Que verde? O Lanterna Verde? A Mancha Verde? Sopa de ervilha?

Além da imagem caricata e preconceituosa o quadro remeteu um terível pensamento, de que todo ativista é maluco, ou pelo menos socialmente pode ser considerado como louco, que conversa com plantas, toma suco de clorofila, é místico e sensível nível babaca. Eu não sei quanto a quem escreveu o roteiro, mas no meu mundo, das pessoas que realmente estão envolvidas com causas ambientais, isso não existe dessa maneira!

É triste porque são anos e anos de mobilização, de ativismo político e ético, por mudanças em leis e na educação do povo, para conscientização que o planeta não é nosso, e pra quê? Pra vir um quadro desses em horário nobre atingindo milhares de famílias, hipnotizadas pela luz azul do televisor, para acreditarem que quem faz ativismo ou qualquer coisa parecida é um completo idiota, porque é isso que eles demonstraram no decorrer do episódio, que todos os que se preocupam com ecossistema, com a exploração animal e ambiental, com o aquecimento global, que todos esses individuos são biodesagradáveis.

Mais trágico que isso é o deslizamento do Morro do Bumba em Niterói, mas isso ninguem brinca, porque tiveram muitos mortos, é assunto sério. O que ninguem percebe é que tudo está interligado e são as mudanças climáticas causadas pelo atual estilo de vida dos humanos que causam reações irreversíveis ao planeta e principalmente ao clima do planeta.

Sinceramente, uma única coisa concordei com o quadro, que existem alguns animais que deveriam mesmo entrar em extinção, eu sou totalmente favorável a isso, os seres humanos poderiam ser os primeiros, começando pelo Super Sincero!


;;;;;;;;

Nenhum comentário:

Baú da Magô